segunda-feira, 10 de agosto de 2015

A Pintura Assombrada do eBay


O nome desta obra é The Hands Resist Him (As Mãos que Resistem a Ele), foi pintado em 1972 por Bill Stoneham, chegou a ficar expostas na Feingarten Gallery na Califórnia, Estados Unidos, passou até pela análise crítica do jornal Los Angeles Time, foi arrematado pelo ator John Marley que posteriormente veio a falecer em 1984, depois disso não se teve mais notícias da obra.
A história volta à tona anos mais tarde
quando, um casal encontrou a pintura no terreno de uma antiga fábrica de cerveja na Califórnia.
Em Fevereiro do ano 2000, este estranho Surrealismo foi parar no famoso site de leilão eBay, na discrição do produto, feita pelo casal até então proprietários do quadro, dizia como sendo assombrada ou amaldiçoada, que os personagens se moviam durante a noite, às vezes desapareciam por completo da pintura.
Descrevia também que os filhos do casal relataram ter visto o menino e a boneca brigando dentro do quadro.
Logo abaixo havia um aviso, de que o site não se responsabilizaria por quem adquirisse o quadro.
A obra recebeu trinta lances e foi vendido para o museu de arte
Perception Gallery situada em Michigan Estados Unidos.

A galeria logo contatou Bill, relatando a história bizarra ao artista, 
Bill ficou Surpreso com as histórias e as interpretações sobre sua obra, mais tarde ele explicou o que de fato tentou representar ao pintar este surrealismo. 

Sobre a pintura ele disse, que as mãos na vidraça representavam outras vidas, a porta de vidro era o fino véu do estado de vigília e do sonho, a boneca como sendo uma companheira imaginária ou uma guia para o mundo espiritual, sendo que na mão da boneca se encontra apenas uma bateria velha com fios emaranhados, já o garoto retratado, se trata do próprio artista inspirado em uma fotografia de quando Bill tinha apenas cinco anos.
A esta altura a obra tinha se tornado uma lenda urbana moderna o que acabou levando o público a pedir que Bill desse sequência em sua obra, Bill atendeu aos pedidos e em 2004 pintou Resistance at the threshold (Resistência no Limiar) representando os mesmos personagens cerca de quarenta anos mais velhos.
Bill Stoneham, completou sua trilogia em 2012 com Threshold of Revelation (Limiar da Revolução).

                  Resistance at the threshold                               (Resistência no Limiar) Pintado em 2004.


                       Threshold of Revelation                                (Limiar da Revolução). Pintado em 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário