domingo, 16 de agosto de 2015

Os Quadros das Crianças que Choram

Bruno Amadio foi um pintor de formação acadêmica que trabalhou na Veneza pós-guerra, pintando quadros para turistas onde assinava suas obras com o pseudônimo Giovanni Bragolin, ficou famoso nas décadas de 70 e 80 ao retratar crianças chorando em suas obras, existem ao todo, 27 pinturas com esta temática atribuídas a Giovanni Bragolin, suas reproduções foram vendidas no mundo inteiro.


 Outro fato que o tornou famoso foi uma famosa lenda urbana que circula na internet.
Reza a lenda que falido e vendendo poucas de suas obras, Bragolin resolveu fazer um pacto com o diabo, e que as crianças retratadas eram crianças mortas ou torturadas em um orfanato local.

A lenda conta também que quando os quadros são virados de cabeça para baixo as crianças aparentam estarem mortas devido as poses que se encontram e por suas pupilas estarem dilatadas.





O Início de uma Lenda

Na década de 80 umas séries de incêndios misteriosos tomou conta da Inglaterra, em uma residência que ficava na cidade de Rotherham, que foi praticamente consumida pelo incêndio, porém um quadro de uma criança chorando permaneceu intacto, alguns dos bombeiros que atenderam a ocorrência notaram que já havia acontecido algo semelhante em incêndios anteriores onde as pinturas de crianças chorando ficavam intactas mesmo com toda a residência destruída pelo fogo.

O que foi um prato cheio para tabloide Britânico The Sun famoso por ser um jornal sensacionalista, em um ato oportunista criou uma matéria intitulada "A maldição ardente do garoto chorando", em Setembro de 1985.
O furo atingiu em cheio a população, logo após a reportagem muita gente começou a entrar em contato com o The Sun, muitos relataram que após adquirirem os quadros coisas estranhas começaram a acontecer em suas casas, uma semana depois o jornal promoveu uma queima de 2500 quadros enviados pelos seus leitores.
A lenda ganhou proporções gigantescas se tornando muito forte no mundo todo, ganhando espaço até aqui no Brasil, diz à lenda que na década de 80, Giovanni Bragolin deu uma entrevista exclusiva para o fantástico onde ele relatava toda a veracidade da história e pedia para quem tivesse os quadros que desse fim neles. 
Porém não existe nada na internet, a Globo nunca se pronunciou sobre o caso, é certo de que tudo não passa de uma lenda.

Na época até o bombeiro Britânico Alan Wilckson tentou acalmar os ânimos da população, em entrevistas ele afirmou que as pinturas eram feitas em papeis cartão comum já à moldura era feita de madeira altamente compensada e envernizada com verniz anti-chamas, tornando o quadro muito resistente, outro fato que ele alegou era de que quando o fogo se alastrava a "cordinha" que sustentava o quadro na parede se rompia e o quadro caia no chão com o desenho voltado para baixo, o fogo apenas chamuscava a moldura resistente mais o desenho ficava praticamente intacto, e que não havia nenhum mistério sobrenatural nisso.

Pouco se sabe sobre Bruno Amadio, não se sabe seu real propósito com suas obras uma probabilidade seria de que as crianças retratadas por Bruno Amadio seriam na verdade crianças da guerra, e de que elas estavam chorando por terem perdido seus pais, ou suas casas, ou até mesmos por estarem sozinhas e com fome.
Fato é que o pintor presenciou a primeira e foi convocado para a segunda guerra mundial, o que seria um bom pretexto para um artista retratar o quão devastador uma guerra pode se tornar. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário