segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O Exército de Terracota


O Exército de Terracota, também conhecidos como "Os Guerreiros de Xian" ou ainda, "O Exército do Imperador Qin". 
Estas incríveis esculturas, foram encontrados em 1974, por agricultores locais que escavavam um poço no intuito de encontrarem água, a descoberta aconteceu próximo do distrito de Lintong em Xian na província de Shannxi na China.

Qin Shi Huang
Este sítio arqueológico fica próximo do mausoléu de Qin Shi Huang (260 a.c-210 a.c) que foi o primeiro imperador da China e o mentor da construção da enorme muralha da China, arqueólogos acreditam que esta enorme coleção de estátuas, outrora representava todo o exército do imperador, a coleção completa conta com infantaria, cavalaria e arqueiros, cada guerreiro portando armas reais como lanças, arcos e espadas, todas as armas foram forjadas no material utilizado na época, que era o bronze.




No total foram encontradas 8.099 estátuas, dentre estes magníficos achados, estão ainda 130 esculturas de carruagens, 150 esculturas representando a cavalaria e 500 esculturas representando cavalos, todas esculpidas em 
tamanhos reais, além de cada uma delas estar representando um guerreiro individual com expressões faciais únicas, além de variarem em tamanhos e pesos, sendo que as esculturas que representam os generais e oficiais intermediários são mais altas, seus penteados e seus uniformes são deferentes dos soldados.


Em outra escavação nas proximidades deste mesmo sítio arqueológico, foram encontradas estátuas não militares, algumas delas representando escravos, acrobatas e músicos, todos esculpidos utilizando-se terracota, que nada mais é que um material constituído por argila e cozido em fornos.
Estimativas de arqueólogos, é de que quando a necrópole foi construída, existiam muito mais esculturas, sendo que varias delas foram destruídas pela ação do tempo.


Em 1987, O Exército de Terracota de Xian, foi tombado como patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO. 

Já em 2008, pouco antes dos jogos olímpicos que ocorreram em Pequim, houve um terremoto que marcou 7.9 na escala Richter, algumas esculturas foram danificas, no entanto os estragos foram considerados leves, devido ao ocorrido o museu acabou sendo fechado à visitação naquele ano.










Nenhum comentário:

Postar um comentário