segunda-feira, 2 de novembro de 2015

A Mensagem de Arecibo

O ano era 1974, mais precisamente em 16 de Novembro daquele ano. Nesta época os astrônomos do SETI (Search For Extraterrestrial Intelligence), que é um projeto que tem por objetivo, a busca por vida inteligente extraterrestre, enviaram uma poderosa mensagem em uma frequência de 2380 MHz que levou cerca de três minutos para ser transmitida. 
A mensagem enviada para o espaço foi tão forte que um radiotelescópio como aquele que originou esta mensagem, poderia captar aquele sinal em qualquer lugar da nossa galáxia.

A poderosa ferramenta utilizada nesta transmissão foi o radiotelescópio de Arecibo, trata-se do maior radiotelescópio fixo do mundo, que fica localizado em Porto Rico, foi construído em 1963 em uma cratera de um extinto vulcão, sua gigantesca antena parabólica mede 305 metros de diâmetro, atualmente é a principal ferramente utilizada na busca por vida inteligente extraterreste. 

A mensagem enviada por este poderoso radiotelescópio, havia sido como parte experimental e inaugural, pois naquela época, alterações haviam sido feitas no transmissor de frequência do radiotelescópio, o que o deixou mais potente, podendo assim transmitir sinais com até 20 Terawatts de potência. 
O sinal foi enviado com sucesso, à linguagem utilizada pelos astrônomos foi o código binário, pois se acredita que a matemática seja universal, a mensagem consistia em 1679 impulsos binários, que foi direcionada para o Agrupamento Globular Estelar M13, que possui um total de 300.000 estrelas localizada na constelação de Hércules, há 25.000 anos luz de distância de nós. 

A mensagem consistia em informações da terra e sobre a civilização humana.

Na primeira parte da mensagem, os números matemáticos de um até dez, sendo que oito, nove e dez estavam representado em duas colunas, isto mostraria para qualquer um que pudesse decifrar a mensagem que números grandes demais para ser escrito em uma linha, podem então ser elevados à potência.

Na segunda seção da mensagem, continha os valores binários um, seis, sete, oito e quinze que indicam os números atômicos dos elementos primários para a vida na terra, tais como: Hidrogênio, Carbono, Nitrogênio, Oxigênio e Fósforo.

Na terceira seção, continha a codificação mais complexa, representando as bases para os açucares e as bases para os nucleotídeos do DNA.







Na quarta seção, estavam representadas as duplas hélices do nosso DNA, no meio uma barra vertical que indica o número de nucleotídeos do nosso DNA.








Na quinta seção, estava uma representação de nós humanos, com um tronco, uma cabeça, dois braços e duas pernas, na direita estava o valor binário da população do ano de 1974 que era um total populacional de 4,29 bilhões, do lado esquerdo da figura humanoide, estava uma representação da estatura média de um ser humano adulto.


Na sexta seção, estavam representados o nosso sistema solar, com uma estrela (sol) e nove planetas, sedo que o terceiro planeta na representação, que seria a terra, estava em destaque um pouco mais acima das outras representações.

Na sétima e última seção, estava representado o radiotelescópio de Arecibo com suas exatas medias, da qual havia originado aquela mensagem.



A representação da mensagem completa de Arecibo.


A suposta mensagem resposta apareceu vinte e seis anos e oito meses depois, mais precisamente em 21 de Agosto de 2001, e lembrava muito a mensagem enviada em 1974, porém com algumas particularidades.
Naquele ano, misteriosos círculos apareceram em uma plantação (crop circles), perto de outro radiotelescópio em Chibolton, no condado de Hampshire na Inglaterra.



  • Na primeira seção da nossa matemática, permaneceu praticamente a mesma.
  • Na segunda seção dos elementos primários para a vida, o Hidrogênio, Carbono, Oxigênio, Nitrogênio e Fósforo foram mantidos, no entanto foi aumentado o silício.
  • Na terceira seção, as composições dos nucleotídeos permaneceram as mesmas.
  • Na quarta seção, um DNA foi representado como sendo diferente do nosso, com uma fita extra, porém bastante semelhante ao nosso.
  • Na quinta seção, os números de nucleotídeos também eram diferenciados do nosso.
  • Na sexta seção, a anatomia do ser representado era abaixo da nossa estatura, no entanto com uma caixa craniana muito maior que a nossa.
  • Na Sétima seção, a população representada era superior a da terra, até mesmo para os dias de hoje, estavam representada com um total populacional de cerca de 12,7 bilhões de habitantes.
  • Na oitava seção, estavam representado o sistema solar dos seres, com uma estrela e nove planetas, sendo que três deles estavam em destaque, o que indicaria que os três planetas possuíam vida complexa ou que era de domínio dos seres que enviaram a mensagem.
  • Na nona seção, estava uma representação de um radiotelescópio muito mais complexo do que o de Arecibo da qual os supostos seres haviam enviado aquela mensagem.


Com tudo, ufólogos ao analisar este crop circles notaram inconsistências no mesmo, como a ausência de quantidades anormais de radiação eletromagnéticas, as plantas afetadas não possuíam alterações biofísicas em seu material genético e por último, as hastes das plantas estavam quebradas, nos crop circles originais as hastes são entortadas de modo que a planta continue a crescer, portanto este crop circles foi classificado como falso.
Esta suposta mensagem resposta acabou sendo descartada, pois não havia sido recebida do modo esperado, que seria as de ondas comprimidas de rádio e capitadas por um radiotelescópio. 
Contudo a mensagem enviada ao espaço em 1974, continua viajando até hoje, caso não seja interceptada antes, ela viajará durante 25.000 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário