quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Puma Punku

Puma Punku é um sítio arqueológico compostos por templos e monumentos que ficam localizados em Tiwanaku, na Bolívia, bem próximo do famoso lago Titicaca, há pouco mais de 70 km de La Paz.


Foi documentada pela primeira vez pelo renomado conquistador Pedro Cieza de Leon, quando se deparou com Puma Punku em Tiwanaku em 1549.

O nome Puma Punku é originário da língua Aymara e significa “Área do Puma". 


Este antigo monumento megalítico, foi esculpido com uma espantosa precisão, as pedras no local são em sua maioria granito, arenito e andesito, de tamanhos variados, algumas delas chegando a medir 8 metros de comprimentos e pesando até 100 toneladas, Puma Punku assemelha-se a um gigantesco Brinquedo lego o que o torna único em todo o mundo.


Pedras de arenito originárias de um local há 10 km de distância dali, e várias outras rochas andesito de uma possível pedreira que se situa a 50 km de distância de Puma Punku, esta outras constatações são apenas mais um ponto de interrogação entre vários outros pontos de interrogações ao analisar Puma Punku.

Outro fato bastante intrigante é a atitude em que se situa este sítio arqueológico, há uma altura de 3.500 metros acima do nível do mar, altitude muito elevada para o surgimento de árvores, deixando muitos pesquisadores intrigados, pois até muito recentemente era aceita a teoria de que os construtores de Puma Punku tivessem transportados as rochas utilizando troncos de árvores como rolamento, hipótese esta já descartada, pois nunca existiu e nem nunca vai existir uma árvore se quer naquele lugar.


 Estes blocos pesando várias toneladas contam com formas geométricas precisas, seus cortes e encaixes são perfeitos, tudo foi esculpido milimetricamente, como sulcos, chanfros, profundidades, ângulos, linhas perfeitamente retas, entalhes em profundidades com furos precisamente espaçados e superfícies retas como vidro, não existindo marcas de ferramentas rústicas como cinzeis (um tipo de talhadeira), existindo apenas o desgaste natural causados pelo tempo. 




Estudiosos do local afirmam que apesar do caos em que se encontra Puma Punku atualmente, o local já chegou a ser incrivelmente maravilhoso, superando muitas das construções conhecidas pelo mundo como as Pirâmides de Gizé, Baalbek, Sacsyhuaman, Teotihuacan entre outras construções megalíticas.

Determinar a idade do complexo de Puma Punku tem sido o foco dos pesquisadores, determinou-se através de teste de rádio carbono que a construção na sua camada mais antiga ocorreu entre os anos de 535 a 600 A.C.

Porém com todas estas constatações, existe um fato ruim sobre o local. Puma Punku se encontra em mau estado, pois muitos dos monumentos que lá existiam foram saqueados, os furtos já vinham acontecendo desde a sua queda, muitos das suas esculturas foram transformados em britas para o uso em linhas férreas, as esculturas já foram até mesmo alvos de tiros em exercícios militar.










Nenhum comentário:

Postar um comentário