sábado, 1 de agosto de 2015
O Misterioso Mapa de Piri Reis
Em 1929 no Palácio Topkapi, em Istambul, um grupo de historiadores descobriram um surpreendente mapa confeccionado em pele de vitela na antiga Constantinopla em 1513.
Em pesquisa realizadas pelos mesmos historiadores ficou comprovado de que se tratava de um documento oficial, elaborado por um famoso almirante da frota Turca.
O mapa era apenas um fragmento de um mapa muito maior elaborado pelo almirante Turco Piri Reis (1465-1554), além de almirante, Piri Reis era também geógrafo e cartógrafo.
Pertencente a uma linhagem de marinheiros e tendo um alto escalão dentro da marinha Turca, o que lhe facilitou um acesso privilegiado na biblioteca de Constantinopla Piri Reis foi um homem bastante intelectual.
A origem do mapa é um total mistério devido às precisões dos seus detalhes e às possíveis ausências de fontes em que o cartógrafo se baseou.
Neste mapa consta como registrado as costas dos continentes americanos juntas, tornando-o o primeiro mapa a mostrar a América do Norte, América Central e América do Sul unidas.
Os estudo apontam algumas curiosidades sobre este magnífico achado, como por exemplo as costas da Europa, África e também as Américas estavam representadas com uma precisão surpreendente para a época.
O mapa também mostrava com detalhes a costa do Brasil que na época era recém descoberta, o país ainda estava sendo desbravado pelos Bandeirantes, além de mostrar as bordas leste da América do Sul.
Em detalhes várias ilhas do Atlântico, incluindo os Açores, as Canárias, assim como a mítica ilha Antílha.
Outro caso intrigante é a representação do continente da Antártica, que só foi avistada pela primeira vez pelo navegador americano Nathaniel Palmer em 1820.
No mapa de Piri Reis, o continente Antártico foi com riquezas de detalhes e sem a cobertura atual do gelo, o que seria impossível, pois para a ciência as calotas polares que revestem todo o continente antártico existem há milhões de anos.
Uma outra curiosidade é que existe um outro mapa confeccionado pelo cartógrafo Oronteus Finaeus em 1532, neste mapa também mostra com riqueza de detalhes como era o continente da Antártica, muito antes de ele ter sido oficialmente descoberto.
Atualmente só chegamos a mapear aquela região em 1956, "há incríveis quatrocentos anos depois dos mapas de Piri Reis e Oronteus Finaeus".
No mapa há várias inscrições que Piri Reis fez a próprio punho, no qual relatava que ele não era responsável pelo mapeamento e cartografia original e que foi confeccionado a partir de vinte mapas anteriores ao seu.
Embora se trate de um mapa elaborado no antigo sistema portulano, ou seja não dispondo de um sistema de coordenadas geográficas, as posições de latitude e longitude estão marcadas corretamente, técnica que só se tornou possível em 1790, com a invenção do astrolábio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário