Considerado como a maior estrutura religiosa já construída e um dos tesouros de maior importância no mundo, dedicado inicialmente ao deus Vixnu sob influência hinduísta, posteriormente tornou-se templo budista. sob o reinado do rei Jayavarman VIII .
Construída em sua antiga capital Angkor, a mando do rei Suryavarman II pertencente ao impeério Khemer, situada na antiga cidade de Yashodharapura, ergue-se este estupefato complexo de templos.
Durante sua época de esplendor o império khemer construiu este complexo de templos, entre os séculos IX e XV, Segundo conta a lenda, o rei quis situar o templo num local do agrado dos deuses, pelo qual soltou um boi na planície e resolveu construir o templo onde o animal tombasse. Seja certa a lenda ou não, Suryavarman II estabeleceu o templo junto à antiga cidade de Yashodharapura.
O Rei Suryavarman II que reinou de 113 até 1150, alcançou o poder depois de assassinar o então rei Dharanindravarman. Orientado pelos seus conselheiros começou a consolidar a construção do templo afim de conseguir o agrado do povo.
para a construção foram necessário mais de cinco mil operários de todo o reino, que buscaram pedras e materiais em lugares longínquos.
Pedras enormes pesando até quatro toneladas foram trazidas da vizinha Índia que usavam o arenito nas esculturas de suas construções.
Angkor Wat Foi erguida sob um pântano sustentado por diversas galerias subterrâneas, por conta disso foram necessários muito conhecimento de engenharia para que o templo não afunda-se.
Baixos-relevos e outros entalhes ocupam todo o templo, seja em forma de adornos arquitetônicos, geométricos, florais, figuras femininas ou presença onipresente.
Atualmente existem mais de 700 templos espalhados pelo Camboja, Sendo Angkor Wat o mais importante deles. para se ter uma ideia Angkor Wat está representada até mesmo na bandeira do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário