sábado, 8 de agosto de 2015

Gobekli Tepe

O sítio arqueológico de Gobekli Tape, fica localizada em cume de uma montanha na região de Anatólia na Turquia, região esta onde os Sumérios predominaram há milênios atrás. 


Neste sítio arqueológico, foram descobertos vários complexos de templos datados de até 9.000 anos, período este conhecido como Neolítico Pré-cerâmico, segundo arqueólogos, Gobekli Tepe é a construção mais antiga do mundo.
O nome de Gobekli Tape que em Turco significa (O Monte Com Barriga ou O Monte Com Umbigo), trata-se de vários complexos monolíticos que são considerados pelos arqueólogos como os primeiros monumentos arquitetônicos da humanidade.

Em 1963, Gobekli Tape já havia sido notado em uma pesquisa realizada pela Universidade de Istambul juntamente com a Universidade de Chicago, o pesquisador norte-americano, Peter Benedict que estava liderando as pesquisas na época, chegou à conclusão de que a montanha não era inteiramente natural, ele e outros pesquisadores haviam detectado algumas estranhas anomalias nesta mesma montanha.

No entanto, as escavações só começaram em 1994, liderada por um instituto arqueológico Alemão e pelo museu da cidade de Sali Urfa situada na Turquia, com a supervisão do arqueólogo Klaus Schimdt, que esteve na frete das pesquisas até sua morte em 2014.

Gobekli Tape possui uma construção muito sofisticada para sua época, pois historiadores até então acreditavam que nessa época os povos eram apenas caçadores ou coletores e não construtores hábeis. 

As escavações sugerem que Gobekli Tape havia sido em um passado distante um local de cultos, as construções dp templos escavados no local eram compostos por anéis ou círculos de pedras, ao todo foram encontrados cerca de 20 deles, no meio desses círculos existem enormes pilares com formatos em T’s, seus tamanhos variam de 1 metro chegando até 6 metros de altura, cerca de 200 deles foram escavados até o momento, pesquisadores chegaram a conclusão que provavelmente tais pilares sustentavam algum tipo de cobertura ou “telhado”. 

Assim como os seus tamanhos, os pilares também variam em pesos, existem alguns que chegam a pesar de 20 a 30 toneladas, já outro maiores e mais antigos chegam a pesar incríveis 50 toneladas. 



Estes mesmos pilares eram todos ornamentados, contando com vários desenhos entalhados, como animais, hieróglifos indecifráveis até momento, além de contar geometrias variadas.


Algumas pesquisas mostraram que os desenhos que estão nos pilares foram esculpidos no intuito de representar algumas constelações, como a constelação de Touro, a constelação de Órion e as Plêiades.

Outra curiosidade sobre Gobekli Tape é que os construtores enterravam seus templos depois de algum tempo, e começavam a construir um outro templo, estudos apontam ainda que os templos que foram construídos mais recentemente, não eram tão detalhados quanto os mais antigos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário