terça-feira, 4 de agosto de 2015

O Turco

Construído no século XVIII por um engenheiro Húngaro chamado Wolfgang Von Kempelen (1734-1804), o real motivo da construção deste fantástico autômato, foi para impressionar a imperatriz da Áustria Maria Teresa. 
  

O misterioso jogador de xadrez o turco, tratava-se de um boneco de madeira vestido com roupas turcas, porque na época era assim que os europeus imaginavam que um ilusionista deveria ser.
Este boneco de madeira ficava preso em um Gabinete também de madeira, com uma mesa de tabuleiro de xadrez em cima, e tudo se unia formando uma única peça.
Nas apresentações que os proprietários do turco chegaram a fazer em várias cidades da época, tudo era mostrado ao público antes de cada apresentação, o gabinete que possuía várias portas, eram todas abertas mostrando assim todos os mecanismos e engrenagens que constituía o jogador de xadrez chamado de o turco.

Este incrível autômato foi considerado a primeira máquina de jogar xadrez, provida de inteligência artificial no mundo, o autômato era tão impressionante que movia a cabeça, os olhos e o braço, além de fazer todas às jogas e vencer boa parte de seus oponentes sozinhos.
Venceu a maioria dos jogos que disputou por quase 84 anos, incluindo alguns jogadores famosos que ousaram desafiá-lo durante suas demonstrações em diversas casas de shows pela Europa e Américas.

A notícia de que um autômato de madeira que pensava e jogava xadrez se espalhou tão rápido, que alguns dos pensadores mais influentes da época resolveram enfrentar o Turco, conta a histórias que seu oponente mais famoso foi Napoleão Bonaparte, reza a lenda que durante o decorrer do jogo entre os dois, Napoleão Bonaparte chegou a fazer uma jogada ilegal, só que a favor do Turco.
O autômato então olhou para o tabuleiro como se estivesse analisando a jogada do seu adversário, balançou a cabeça, logo em seguida passou o braço por cima do tabuleiro de xadrez, derrubando todas as peças no chão.

A plateia que assistia à partida ficou em completo silêncio, além de impressionadas com a atitude do boneco, algumas pessoas que estavam na plateia ficaram indignadas com tal ação, chegou a questionar o dono do autômato, perguntando quem era aquele ser que ousava a se enfurecer com o líder militar mais poderoso do mundo.


Na época, muitos tentaram decifrar os segredos do autômato, porém sem sucesso, alguns alegaram que o boneco era uma ilusão mecânica e que na verdade era manipulado por um jogador bastante hábil. 
Fato é que nem Benjamim Franklin, nem Edgar Allan Poe e nem mesmo Napoleão Bonaparte foram capazes de solucionar tal mistério.

O celebre engenheiro Húngaro Wolfgang Von Kempelen jamais revelou seus segredos sobre como o Turco havia sido construído, mais tarde o autômato acabou sedo destruído em um incêndio ocorrido em 1854 no armazém onde estava guardado, o boneco foi completamente destruído pelas chamas, sedo destruídos também todos os segredos por detrás dos mecanismos e engrenagens que Wolfgang Von Kempelen usou para construir este fantástico autômato.




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário