domingo, 2 de agosto de 2015

O castelo de Coral




Concluída em 1951, originalmente nomeada de Rock Gate Park, situa-se em Homestead na Flórida.
Construída unicamente de rocha coral por Edward Leendskalnin sem ajuda de ninguém e desprovido de maquinário, usando apenas ferramentas manuais que comprou em um ferro-velho, um tripé de madeira, e um caminhão emprestado de um amigo, do qual ele transportou todas as pedras de uma distância de 16 quilômetros durante três anos. 
O tal homem esculpiu e entalhou cerca de 1.100 toneladas de rocha coral, em homenagem a um antigo amor não correspondido. 
Agnes Seuffs -  ele se referia a ela como  sua sweet Sixteen. Anos mais tarde, depois da sua morte foi homenageado pelo cantor Billy Idol em 1987 na música "sweet sixteen".


Entre as suas várias criações está uma mesa em forma de coração pesando certa de 2 toneladas.


Um telescópio com 7 metros de altura e pesando 22 toneladas, alinhado perfeitamente com a estrela do norte.

Uma fonte composta por trêsrochas pesando 18 toneladas cada
fonte da lua composto por três rochas de 18 toneladas cada.


  Escultura em formato de lua pesando 22 toneladas

O portão também é outra fantástica criação de Edward, não só por suas medidas e peso (9 toneladas), mais sim pelo fato de Edward Leedskalnin ter conseguido um equilíbrio tão perfeito em sua construção original que era possível abri-lo usando somente um dedo.



O portão acabou precisando de reparos em 1987 e 2005, mais ninguém conseguiu recriar a façanha de Edward, e o portão jamais abriu com tanta facilidade.

Edward Leedskalnin passou boa parte de sua vida em uma estrutura chamada a torre que foram necessárias 243 toneladas de rocha coral para construí-la.
O castelo de coral forma uma estrutura tão impressionante, que as rochas se mantém juntas apenas apoiadas umas sobre a outras sem nenhum argamassa.
Em Junho de 1992 o furacão Andrew de categoria cinco passou pela propriedade, porém não abalou nenhuma das estruturas.

Quando indagado sobre como conseguia mover tamanhas rochas, Edward respondia que conhecia bem das leis do peso e da alavanca.




Edward chamou a atenção do mundo por ser um homem franzino, discreto e misterioso ele vivia uma vida muito simples, cursou somente o ensino primário, possuía somente uma bicicleta para  locomover-se, e dedicou sua vida inteira na construção do castelo.


 


Em Dezembro de 1951 Edward Leedskalnin ficou doente. Ele deixou um bilhete na porta do castelo escrito "indo ao hospital". Ele jamais retornou a castelo falecendo em 1951 ao 64 anos de complicações renais. Edward enterrou consigo o segredo da construção do castelo, pois ninguém nunca o viu mover uma pedra sequer, já que ele o fazia somente a noite e sozinho. 

  Mais ele ao menos deixou mais uma pista em um de seus panfletos.

"Eu descobri o segredo das pirâmides, eu descobri como os egípcios e construtores antigos do Peru, Iucatã e Ásia.
Apenas com ferramentas primitivas conseguiram levantar e encaixar blocos de pedras pesando várias toneladas"

   Edward Leedskalnin

(1887 - 1951).                      










Nenhum comentário:

Postar um comentário